Programa de Desenvolvimento de Novos Líderes

curso líder
Pro­gra­ma de Desen­vol­vi­men­to de Novos Líde­res

Na mai­o­ria dos casos, pro­fis­si­o­nais “tor­nam-se” líde­res ao serem colo­ca­dos em posi­ções de lide­ran­ça após terem apre­sen­ta­do resul­ta­dos dife­ren­ci­a­dos em fun­ções téc­ni­cas. No entan­to, ain­da não é mui­to difun­di­da a prá­ti­ca de pre­pa­rá-los ante­ci­pa­da­men­te para a nova fun­ção, de for­ma estru­tu­ra­da.

Nos­so Pro­gra­ma de Desen­vol­vi­men­to de Novos Líde­res visa pre­en­cher essa lacu­na, ofe­re­cen­do um con­teú­do e meto­do­lo­gia ino­va­do­res, espe­cí­fi­cos para líde­res novos no papel, bem como para poten­ci­as suces­so­res a cur­to ou médio pra­zo.

Os tópi­cos for­ne­cem ao líder ini­ci­an­te a ori­en­ta­ção e apoio neces­sá­ri­os nes­sa fase, não ape­nas para ace­le­rar sua tra­je­tó­ria, mas tam­bém para cons­truir lide­ran­ças que gerem resul­ta­dos dife­ren­ci­a­dos des­de o iní­cio.

O pro­gra­ma com­bi­na apre­sen­ta­ções e dis­cus­sões em gru­po com rica expe­ri­men­ta­ção prá­ti­ca (atra­vés de role-plays), onde o indi­ví­duo tem a opor­tu­ni­da­de de viven­ci­ar ante­ci­pa­da­men­te  situ­a­ções desa­fi­a­do­ras comuns a esta fun­ção.

O con­teú­do é com­pos­to pelos módu­los abai­xo:

1º. MÓDULO

O papel do líder, pro­pó­si­to e res­pon­sa­bi­li­da­de

Ser um líder exce­len­te é mui­to mais do que con­du­zir pes­so­as. É con­du­zi-las para cami­nhos que façam dife­ren­ça em suas vidas, enquan­to se garan­te resul­ta­dos extra­or­di­ná­ri­os para a orga­ni­za­ção onde elas estão inse­ri­das.

Antes de tudo, isso requer cons­ci­ên­cia da res­pon­sa­bi­li­da­de ine­ren­te a posi­ções de lide­ran­ça. Esse módu­lo visa ampli­ar essa cons­ci­ên­cia, e explo­rar a rela­ção entre a boa lide­ran­ça e o pro­pó­si­to de vida do indi­ví­duo.

2º. MÓDULO

Valo­res e enga­ja­men­to da equi­pe / Fato­res de moti­va­ção e des­mo­ti­va­ção

Um dos mai­o­res desa­fi­os de um líder é obter e man­ter um alto enga­ja­men­to da equi­pe — que é pre­mis­sa para a alta per­for­man­ce e resul­ta­dos dife­ren­ci­a­dos.

Pri­mei­ra­men­te, esse módu­lo apre­sen­ta como a prá­ti­ca de Valo­res pode ser um fun­da­men­to para o enga­ja­men­to. Em segui­da, são apre­sen­ta­dos os tipos de moti­va­ção, fato­res envol­vi­dos, e o que o líder pode fazer para ter uma equi­pe moti­va­da de for­ma con­sis­ten­te.

3º. MÓDULO

Desen­vol­ven­do Pes­so­as

Um das mis­sões mais impor­tan­tes do líder é desen­vol­ver os indi­ví­du­os, levan­do-os a des­co­brir e rea­li­zar suas poten­ci­a­li­da­des.

Esse módu­lo abor­da téc­ni­cas e méto­dos efe­ti­vos para se cum­prir essa mis­são com exce­lên­cia, de modo a se cum­prir um dos prin­ci­pais pro­pó­si­tos rela­ci­o­na­dos a Lide­ran­ça.

4º. MÓDULO

A medi­da cer­ta do Reco­nhe­ci­men­to

A prá­ti­ca do reco­nhe­ci­men­to jus­to e efe­ti­vo envol­ve uma com­ple­xi­da­de mui­to mai­or do que se ima­gi­na. Ela depen­de de recur­sos limi­ta­dos, que geral­men­te pre­ci­sam ser apli­ca­dos a vári­os cola­bo­ra­do­res que con­tri­bu­em de for­mas dis­tin­tas, em con­tex­tos diver­sos, onde se pre­ci­sa pri­o­ri­zar o mere­ci­men­to.  Além dis­so, prá­ti­cas incor­re­tas de reco­nhe­ci­men­to geram o efei­to con­trá­rio na equi­pe, e ten­dem a minar o enga­ja­men­to e afas­tar os melho­res fun­ci­o­ná­ri­os.

Esse módu­lo abor­da as com­ple­xi­da­des envol­vi­das no reco­nhe­ci­men­to e pro­vê uma meto­do­lo­gia para garan­tir que o líder con­si­de­re e apli­que ade­qua­da­men­te todas as variá­veis envol­vi­das nes­sa ques­tão.

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